Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

A importância de Planificar Refeições numa dieta de Emagrecimento

11 de maio de 2020
Udostępnij
A importância de Planificar Refeições numa dieta de Emagrecimento

O início de uma dieta de emagrecimento traz novas rotinas e hábitos para casa, o que pode levar a uma maior dificuldade na hora de ir às compras e na preparação de refeições.

Para reduzir o nervosismo que estas mudanças podem provocar, é essencial que mantenha uma boa organização na gestão da sua alimentação.

O segredo é planificar as suas refeições com antecedência.

Porque deve planificar as suas refeições?

  • Não fica a pensar o que vai comer durante o dia (menos ansiedade).
  • Não se esquece de consumir os vários grupos de alimentos permitidos no programa e evita o consumo de alimentos não permitidos.
  • Ajuda a criar rotinas, facilitando a aquisição de novos hábitos alimentares saudáveis.
  • Evita desperdícios alimentares e ajuda a poupar dinheiro.
  • Evita que consuma alimentos proibidos e fora de horas.

Como se planifica uma ementa semanal?

  1. Escolha um dia da semana para planificar as refeições.
  2. Escolha as receitas (pode consultar livros, blogs, revistas…); escolha receitas simples durante a semana e receitas mais complexas para o fim de semana, quando tem maior disponibilidade de tempo.
  3. Varie entre pratos de carne e peixe ás refeições principais, bem como nos legumes e fruta durante a semana. Evite a monotonia na sua dieta, diversifique a sua alimentação.
  4. Depois de planificada a ementa, faça a lista de compra dos ingredientes que estão em falta. Assim, quando se deslocar ao supermercado, a sua ida será mais rápida e eficiente, não deixará nenhum alimento esquecido e não trará outros de que não necessitará.

No início pode ser mais complicado e pode sentir falta de ideias para novas refeições, mas com a prática vai sendo cada vez mais fácil!

Não esquecer de manter a variedade nos alimentos que escolhe. É essencial para manter o entusiasmo e a motivação durante o processo de emagrecimento.