Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Importância da Hidratação num processo de emagrecimento

23 de março de 2020
Udostępnij
Importância da Hidratação num processo de emagrecimento

Ontem celebrou-se o dia mundial da água!

É incontestável a sua importância na saúde do organismo de qualquer ser humano. Não é por acaso que um ser humano pode apenas sobreviver alguns dias sem beber água.

Beber uma quantidade de água adequada todos os dias tem diversos benefícios para a saúde e, consequentemente na perda de peso.

Tendencialmente a preocupação das pessoas numa perda de peso é o tipo de alimentos que se pode ou não ingerir, esquecendo-se muitas vezes da ingestão hídrica. Esta é um fator tão ou mais importante para se atingir o objetivo.

Benefícios que suportam a sua importância na perda de peso:

Para além de funções como o controlo da temperatura corporal, lubrificação das articulações, proteção de tecidos e órgãos, a água, num contexto de perda de peso, é fundamental para:

  • Regulação do apetite e controlo de peso
  • Colabora na digestão e contribui para a prevenção da obstipação, fundamental numa dieta low carb, como é o caso da dieta FIT6.
  • Maximiza a atenção, concentração e reduz sensação de cansaço e fadiga
  • Transporte de nutrientes e oxigénio para as células
  • Promove o funcionamento adequado dos músculos, preservando a massa magra
  • Contribui para preservar a elasticidade da pele
  • Eliminação de toxinas através da urina
  • É o único alimento com 0kcal, e portanto, não engorda!

Recomendações da ingestão de água

O total de água no corpo de um adulto pode variar entre 55% a 70%.Desta forma, as necessidades terão de ser suportadas pela ingestão externa diária.

As recomendações gerais apontam para1.5L de água por dia para as mulheres e 2L para os homens. No entanto, há situações em que as necessidades água estão aumentadas, como por exemplo, quando há aumento da temperatura ambiente que acontece nos meses de verão, com a atividade física (aumento das perdas pela transpiração), e em situações clínicas como febre elevada, vómitos e diarreia, em que é necessário aumentar a ingestão.

Pode controlar facilmente qual a quantidade de água que precisa de beber, através da cor da urina. Esta deve ser clarinha e sem cheiro.

A água alcalina, com um ph superior a 7, poderá apresentar benefícios terapêuticos para pessoas com problemas gastroesofágicos. Para pessoas saudáveis, qualquer água, independentemente do ph, é essencial para a hidratação do organismo. A água com um pH próximo de 7, acaba por promover uma boa digestão, sem agredir o estomago.

Dicas para manter um bom estado de hidratação ao longo do dia

Para muita gente, garantir a quantidade de água necessária para a manutenção do organismo saudável e para uma correta perda de peso, nem sempre é uma tarefa fácil. Por esta razão, deixamos aqui algumas dicas:

  • Vigie a sua urina- Um diagnóstico simples e rápido para perceber se está a beber água o suficiente. A cor da urina deve manter-se clara ao longo do dia.
  • Tenha sempre consigo um recipiente com água, de preferência de um material amigo do ambiente
  • Pode optar por copos de água diários, se lhe for mais conveniente. (1,5l de água, corresponde a aproximadamente 8 copos)
  • Pode utilizar aplicações disponíveis no telemóvel ou então colocar alarmes no seu telemóvel, para que não se esqueça de beber água
  • Prefira a água em detrimento de outras bebidas (chás, infusões, sumos…)- A ação no organismo que as moléculas de água têm são potenciadas no seu estado natural
  • Em alternativa poderá optar por águas aromatizada- pode adicionar umas folhas de hortelã, pão de canela, fatias de pepino, etc)
  • Escolha alimentos ricos em água como frutos, hortaliças e legumes salteados ou cozinhados a vapor, de forma a prevenir as perdas de água e nutrientes, saladas em crú. Dentro destes, prefira frutas como melancia, meloa, melão, toranja, morango ou hortícolas como abóbora, alface, rabanete, aipo e pepino, que são mais ricos em água.
  • Reduza o consumo de bebidas como o café ou chá preto e bebidas alcoólicas (que também não estão incluídas no programa), que aumentam a diurese (perdas de água).