Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Pensa em perder peso? Vamos partir para a ação?

11 de novembro de 2020
Udostępnij
Pensa em perder peso? Vamos partir para a ação?

“Próxima segunda-feira começo a dieta!”

“Próximo mês início o novo plano alimentar!”

“É só hoje!”

“Só isto não me vai fazer mal!”

Quantas vezes já pensou isso?

Quantas vezes já adiou o seu sonho e objetivo de perder peso?

Quantas vezes esse pensamento não se tornou uma ação?

Vamos dizer BASTA?

BASTA de apenas pensar sem nada fazer!

BASTA de adiar o seu sonho de perder peso!

BASTA de inércia e de estar parada!

BASTA! BASTA! BASTA!

Hoje e Agora é exatamente o momento ideal para iniciar tudo o que desejar, incluindo a o peso com que sempre sonhou!

Por isso vamos arregaçar as mangas e partir para a ação?

Vamos transformar os pensamentos que impedem de ter sucesso em pensamentos e ações que levam à vitória?

O poder do pensamento

O cérebro comanda todas as funções do nosso corpo mesmo quando não temos consciência disso! Assim, tudo o que acontece no cérebro tem a capacidade de influenciar o organismo.

Exemplificando: quando assiste um documentário na neve, quantas vezes sente frio mesmo sendo no verão? Ou quantas vezes ao ver um filme de terror se assusta? Ou a assistir determinado filme dá por si a chorar e a viver as experiências do elenco?

Isto ocorre porque o cérebro interpretou a situação como algo real!

Assim, é importante treinar o seu pensamento para aquilo que realmente deseja!

Estudos apontam que existe relação entre a crença que algo mau vai acontecer e as consequências desses pensamentos o que influencia a qualidade de vida, a saúde e a longevidade de modo negativo. Se repete continuamente: “eu não consigo emagrecer…”, “Para mim é muito difícil emagrecer…” imagine o que vai acontecer…  O seu foco está direcionado para que isso aconteça sendo exatamente isso que vai acontecer para além de que aumenta a sua ansiedade e diminui a sua imunidade.

Assim, deverá ter em consideração:

  • Usar as palavras corretas

Quantas vezes já pensou: eu não quero chegar atrasada! E, pumba é exatamente isso que acontece e chega atrasada! Fica com a sensação “Eu sabia!”.

O nosso cérebro não interpreta a palavra “não”! Ao afirmar que “não quer chegar atrasada”, é exatamente isso que acontece, realiza-se o seu pedido! “Eu não quero continuar com este peso”… imagina o que acontece?

Outra palavra é “Dieta”, que traz consigo a ideia de escassez, de fome, de privação de alimentos. Experimente substituir por expressões que tenham uma conotação positiva, tal como ”reeducação alimentar”, “alimentação equilibrada/saudável”

“Perder peso”, outro exemplo, o verbo perder significa algo negativo, um facto é que ninguém gosta de perder nada e, quando se perde algo o desejo é que se volte a encontrar, correto? Quem deseja “perder peso” a última coisa que quer é voltar a “encontrar” o peso perdido, assim é importante substituir por palavras com conotação em consonância com aquilo que se deseja, exemplo “eliminar peso” ou pelo seu objetivo exemplo: “ter 60kg”.

 

  • Fazer um plano alimentar

Diariamente escreve num caderninho tudo o que consome durante o dia. Anote os horários, a quantidade de água que ingere, hora de deitar, funcionamento intestinal, toma dos suplementos alimentares e observações (exemplo: as suas emoções). O registo diário ajuda a que tome consciência das suas escolhas alimentares diárias, bem como ter maior perceção dos excessos e falhas.

Saiba mais em: https://fit6-pt.fmworld.com/blog/a-importancia-de-um-diario-alimentar-s-234/

 

  • Evite gatilhos de comida

Alguns estímulos externos desencadeiam pensamentos que podem levar ao consumo inadequado de alimentos (exemplo: consumir alimentos ricos em gordura e açúcar, consumir grandes quantidades de alimentos, entre outros)

Exemplo: ao passar em frente a uma pastelaria apetece-lhe comer um bolo?

Então encontrou o seu estímulo externo, agora é arranjar estratégias para contornar o mais possível, nem que seja mudar para o outro lado da rua.

 

  • Adeus culpa!

A comida, para além do carácter nutritivo que apresenta possui também uma forte dimensão afetiva, sendo que, muitas vezes a comida apresenta efeito similar de um abraço reconfortante! Aprenda a distinguir as emoções e do prazer proporcionado pela comida.

Exemplo: Crie um tabela em que numa coluna coloque os alimentos que comeu, na coluna seguinte as emoções que levaram a consumir determinado alimento e na terceira coluna as estratégias a adotar (exemplo: ler, desenhar, pintar, etc) assim, quando voltar a sentir as emoções/sentimentos apontados terá estratégias para contornar e relaxar em vez de se refugiar na comida.

 

  • Focar nos alimentos permitidos

Num processo de eliminar os quilos extra é comum as pessoas se focarem na lista de alimentos proibidos, tal gera mais vontade, gera frustração, privação, ansiedade.

Exemplo: se eu lhe disser: “Não pense em laranjas!” Qual a primeira fruta que lhe vem à mente? Laranjas, correto? Mas, foi pedido para não pensar nesse fruto….

Como diz o velho ditado: o fruto proibido é sempre o mais apetecido! Assim, não se foque naquilo que não deve comer, em vez disso olhe para a lista de alimentos permitidos e divirta-se a criar novas combinações e receitas.

 

  • Organização e Planeamento

Organize e faça a planificação das suas refeições semanais, tal deve incluir todas as refeições. Assim, sabe exatamente o que comer em determinada altura do dia. Não precisa depender do que está disponível, o que nem sempre é o mais saudável e adequado.

 

  • Parta para a ação

Para se obter o que realmente se deseja deve ter os seus objetivos bem definidos.

É normal se desejar perder peso. Uma pessoa que pesa 70kg e perde 2 kg, já chegou ao seu objetivo visto que este era só perder peso, mas será que era mesmo isso que se desejava?

O importante é ter claro e concreto aquilo que realmente se deseja! Se deseja atingir os 60kg foque nesse como o seu objetivo major!

Porém, não se foque apenas no “eu desejaria ter 60kg” arregace as mangas e parta para a ação! Questione “Como eu posso chegar aos 60kg? O que eu posso fazer para pesar 60kg?” Escreva as ações e cumpra: exemplo: iniciar o Programa Fit6, ingerir 2l de água por dia, não passar mais de 3h/3:30min sem comer, etc. Sinta que merece ter esse peso! Imagine-se com esse peso e celebre cada vitória de peso perdido (pode ser apenas com pequenas coisas: exemplo um passeio a beira mar, um novo verniz, pode obter sugestões em: https://pt.fmworld.com/pt/products/unhas-4092/.

 

Treinar o seu cérebro e os seus pensamentos para o que realmente deseja, fará com que mais facilmente alcance o seu objetivo! Porém, é necessário que os pensamentos venham acompanhados de ações e a alteração de novos hábitos!

Programa Fit6! Sempre consigo para que o seu peso de sonho passe a ser uma realidade!