Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Abóbora, a rainha do Outono– Benefícios Nutricionais

28 de outubro de 2019
Udostępnij
Abóbora, a rainha do Outono– Benefícios Nutricionais

Com a chegada do Outono, a abóbora começa a surgir nos nossos supermercados, mais não seja como brincadeira de Halloween. Super versátil, a abóbora pode ser usada em entradas, snacks, sopas, pratos, em que nada se desperdiça!

Informação nutricional e Benefícios para a saúde

  • Baixo valor energético (10kcal/100g), tendo igualmente um baixo índice glicémico e uma baixa carga glicémica - Pode ser incluído num programa de perda de peso.
  • Constituído maioritariamente por água (95%) e boa fonte de fibra- Promovem a saciedade
  • Fonte de betacarotenos uma pró-vitamina com capacidade de se converter em vitamina A no organismo, com ação antioxidante. Responsável pela pigmentação alaranjada.
  • Fonte de vitaminas A, C e E - Função antioxidante e anti-inflamatório
  • Nos minerais, destaca-se o potássio, que ajuda na regulação dos líquidos corporais, importante para evitar os sintomas de “pernas cansadas”
  • Fonte de luteína e a zexantina -- principais pigmentos na mácula lútea, importante para uma boa visão
  • As sementes de abóbora acrescentam aos benefícios anteriores, minerais como magnésio, zinco, ferro, fósforo. São ricas em gordura (saudável), no entanto, devem ser consumidas em quantidades moderadas, de acordo com as recomendações FIT6 ( 1 ch de sopa/dia)

COMO UTILIZAR    

A abóbora é muito versátil, podendo ser consumida em diferentes formas, como acompanhamento de refeição (assada, cozida a vapor ou puré), panquecas ou sopa. No próximo post, daremos alguns exemplos onde a abóbora poderá ser incluída! Curiosos??

Não percam o próximo artigo, para uma Halloween FIT. ;)