Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Controle a sua fome, em 5 conselhos

8 de maio de 2018
Udostępnij
Controle a sua fome, em 5 conselhos

O controlo da fome é um dos maiores desafios de quem quer perder peso.

Chega-se muitas vezes ao ponto de descontrolo tal que se perde mesmo a consciência do que se come. É a chamada “hora do lobo”. Caraterizada por uma sensação de fome furiosa.

Mesmo que durante o dia até consiga controlar a fome e respeite a dieta. Chega o final da tarde/ inicio da noite e o lobo aparece.

Que truques podemos usar para controlar este problema?

  1. Aumente o teor de proteína ao longo do dia.

    - Principalmente ao almoço. É importante, para que chegue ao final do dia sem fome, consumir uma boa quantidade de carne/peixe ao almoço. Opte sempre por carnes magras, sem pele, e por temperos no estado natural (ervas aromáticas, especiarias, alho, sal, azeite);

    - Use clara de ovo aos lanches. A clara de ovo tem proteína de excelente qualidade, de fácil assimilação e em boa quantidade. Dá saciedade, sem pesar e sem fornecer hidratos de carbono. Pode ser usada em “doces” ou “salgados”, consoante os gostos. Em omeletes, quiches, farófias, suspiros… (sem açúcar e farinhas associadas, claro!)
  1. Use estes truques – Especiarias

    Aqueles pozinhos mágicos, que o vão fazer emagrecer num instante.
    - Cacau.
    - Canela.

    Além de terem um poder termogénico, o nosso cérebro associa estes aromas a guloseimas. Sacia a vontade de doces.
    Principalmente, quando associados a café. Experimente o seu café habitual com cacau ou canela em pó.
  1. Suplementos alimentares, vitaminas e minerais “preciosos”

    Alguns suplementos alimentares contêm extratos de plantas/vitaminas/minerais que ajudam a aumentar a sensação de bem estar, saciedade ou suprimem o apetite. Atuam de formas diferentes, mas resultam em menos fome.

    - Glucomanano: presente no SLIM EXTREME. O glucomanano é uma fibra solúvel. Gelifica em contacto com a água, não é digerido nem absorvido no processo de digestão, e portanto preenche espaço no estomago. Quando se senta à mesa, sente menos fome, e a quantidade de alimentos que precisa para se sentir saciada, é menor.

    - Crómio: presente no SLIM EXTREME e no VITALITY BOOST. O crómio, ajuda a controlar a fome porque reduz a probabilidade de haver instabilidade das glicemias. Ou seja, ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue mais estáveis e consequentemente os níveis de insulina, também mais estáveis. Evita, desta forma, que haja aquela sensação de fome descontrolada, voraz.

    - Vitaminas do complexo B: com ação no metabolismo do triptofano. Um percursor da seretonina, a hormona do bem estar. A tendência para procurar a compensação (fome emocional) é menor. Além disso estas vitaminas têm ação no metabolismo dos hidratos de carbono e ajudam a combater a sensação de fadiga. (presentes no SLIM EXTREME e VITALITY BOOST)

    - Vitamina D: uma das vitaminas mais importantes. Tem um papel fundamental na sensação de bem estar generalizado e controlo da fome.
  1. Beba água

    Não pelo espaço que ocupa no estomago. Pois a água é rapidamente absorvida. Mas porque nós confundimos facilmente a sensação de sede com a sensação de fome. Ou melhor, o nosso cérebro confunde, e envia a informação errada.
    Muitas vezes percebemos que bebemos água e perdemos apetite ou gula… afinal era mesmo só sede!
    A sensação de fome carateriza-se pelo estomago vazio e não por vontade de comer algo. Já a sensação de sede, essa sim, pode dar aquela sensação de que “falta qualquer coisa”.
  1. Controle a ansiedade

    Em estados de ansiedade procuramos, inconscientemente, uma compensação. E essa compensação é quase sempre…. Comida!!! É o que temos mais à mão, quase sempre.
    Assim, aconselho que tenta controlar os estados de ansiedade. Viva no presente!
    A atividade física ajuda, bem como a redução do consumo de estimulantes como o café.
    Alguns chás, como a valeriana, passiflora, camomila, lúcia lima e tília, ajudam.