Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Saúde intestinal garantida, perda de peso prometida

19 de agosto de 2020
Udostępnij
Saúde intestinal garantida, perda de peso prometida

Sabia que o intestino é considerado o segundo cérebro?

Isso deve-se a:

  1. O número de neurónios do cérebro ronda as dezenas de biliões enquanto o intestino ocupa o segundo lugar com aproximadamente 500 milhões de neurônios, responsáveis pelos movimentos peristálticos do intestino;
  2. Stress e estados emocionais contribuem para alterações gastrointestinais: desde dores abdominais na véspera de uma prova a “borboletas” quando se está apaixonado.

A flora intestinal nada mais é do que os microoorganismos que habitam o sistema digestivo.

Sabia que a flora intestinal é composta por cerca de 100 triliões de microrganismos, correspondendo entre 3 a 5 kg do peso total?

Tal como nossas as impressões digitais cada um de nós apresenta a sua própria flora intestinal. Sendo uma combinação do que herdamos das nossas mães durante o nascimento, alimentação que possuímos, meio ambiente e estilo de vida.

Os microrganismos benéficos são responsáveis:

  • Normal funcionamento do intestino e trânsito intestinal. Sabia que 50% das fezes são bactérias? Pelo que manter o correto funcionamento do trânsito intestinal ajuda a manter os níveis flora intestinal adequado;
  • Intervêm no sistema imunitário. 70% das células responsáveis pela defesa do organismo está presente no intestino:
  • Intervêm no sistema endócrino e nervoso, regulação de estados emocionais e bem-estar/desconforto, interferem em determinadas doenças (depressão, autismo, cancro, obesidade, entre outras). Cerca de 80% da serotonina (hormona do bom humor) é encontrada essencialmente no intestino.

Flora intestinal e perda de peso

Já lutou para perder peso mesmo seguindo à risca o plano alimentar estipulado e não conseguiu?

Estudos científicos evidenciam que a flora intestinal de pessoas que apresentam obesidade é diferente da flora intestinal das pessoas que possuem peso normal.

Pessoas com excesso de peso e obesidade apresentam uma quantidade menor de microorganismos, menos espécies benéficas e mais espécies maléficas (que são responsáveis por liberar substâncias nocivas que atravessam as paredes do intestino e são reesposáveis por causar uma reposta inflamatória no organismo típica de quem tem obesidade) em comparação com pessoas que possuem peso normal. Pelo que se salienta a importância de iniciar um plano alimentar com vista ao emagrecimento pelo processo de desinflamação! ( https://fit6-pt.fmworld.com/o-nosso-programa-9/etapa-1-159/ )

Verifica-se que o comportamento altera a flora intestinal; a flora intestinal altera o comportamento. A boa noticia é que a flora intestinal mutável, pelo que podemos modificá-la! Assim, existem comportamentos que se podem adquirir para uma flora intestinal saudável:

  • Sono: a falta de sono ou a má qualidade do sono, mesmo que durante dois dias altera a flora intestinal e, consequentemente o metabolismo. Estudos provam que os microorganismos, tais como os seres humanos, possuem ciclo circadiano, quando é interrompido sofrem alterações. Nomeadamente, através do aumento da proporção de Firmicutes para Bacteriodetes, bactéria associada a obesidade;
  • Stress: elevados níveis de stress alteram a flora intestinal, aumentando o desconforto abdominal e alteração do transito intestinal. Procure ter atividades que lhe proporcionem prazer e ajude no seu relaxamento, tais como, ler, meditar, praticar yoga, entre outros;
  • Exercício físico: a prática de exercício físico altera a composição e funcionalidade da flora intestinal, ajuda nos movimentos intestinais, regulação do trânsito intestinal, bem como evita o acúmulo de gases, proporcionando bem-estar;
  • Alimentação: quanto mais diversificada for a sua alimentação mais diversificada é a sua flora intestinal. Pelo que deve incluir na sua alimentação, para além sa água:

Pré-bioticos: essencialmente fibra não digeríveis que estimulam o crescimento e atividade das bactérias probióticas, servindo-lhes de alimento. Podem-se encontrar em: frutas (tais como: banana), legumes (exemplo: chicória, alho, cebola, alho-francês, aspargos) cereais integrais, aveia.

Probióticos: são microrganismos vivos que ajudam na digestão e protegem o organismo contra as bactérias nocivas. Podem-se encontrar em: iogurtes, queijo leites fermentados (exemplo: Kefir); kombucha, picles, miso, chucrute.

Suplementação: na maioria dos casos pode ser benéfico recorrer a suplementação em pré e probióticos.

Probiotic Gummies é uma excelente opção devido à sua riqueza em Bacillus coagulans que auxiliam na reposição da flora intestinal. Pode-se adquirir em:

https://pt.fmworld.com/pt/products/nutricode-probiotic-gummies-5707/

O ser humano para além daquilo que come é também aquilo que absorve, pelo que é essencial escolher alimentos saudáveis e nutritivos para assim, em condições saudáveis, na ausência de patologias, sejam absorvidos todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, aumento do bem-estar e qualidade de vida!!

Trate a flora intestinal como se fossem os seus animais de estimação que moram no seu interior, cuide deles e alimente-os corretamente e eles certamente vão obedecer-lhe e trabalhar consigo para que obtenha o seu peso ideal!

Vamos colocar os seus triliões de microrganismos a seu favor com o PROGRAMA FIT6!