Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Açúcar: o doce inimigo venenoso

12 de agosto de 2020
Udostępnij
Açúcar: o doce inimigo venenoso

Apontado como um grande inimigo para a saúde pública! Um inimigo que ataca as papilas gustativas com o seu sabor doce e envenena todo o organismo acarretando inúmeros problemas de saúde!

Conta a história que, o açúcar, remonta a 500 anos a.C na Índia. E, daí viajou por todo o mundo e pelo tempo até chegar aos dias de hoje. Um facto, é que esteve sempre presente na despesa e, consequentemente na alimentação. Ele que é o ingrediente rei das sobremesas, passou a ser o vilão para a saúde!

Cada vez mais os consumidores preocupam-se a alimentação o que levou a indústria alimentar a adaptar-se para manter os produtos alimentares doces, atrativos a fim de manter as vendas!

O inimigo viciante

Apontado como viciante! Um facto é que o açúcar, tal como outras drogas, tabaco, álcool, etc. pode-se tornar viciante. E porquê? Pela sensação de prazer que nos faz sentir! Uma vez que está associado à produção de serotonina pelo sistema límbico (emocional).   Não é em vão que quando uma pessoa se sente mais triste, aborrecida, cansada tem tendência a consumir um quadradinho de chocolate e, ups… rapidamente se devora uma tablete inteira.

Um facto é que o sabor doce é o primeiro sabor que as papilas gustativas têm contacto e, começa logo no leite materno, tal prolonga-se quando se é criança (chocolates, chupas, bolachas, etc. para compensar ou reconfortar a criança: se comeres os legumes todos tem direito a uma sobremesa doce), chegando à idade adulta onde se mantêm com o mesmo efeito: reconfortar e/ou compensar por algo.

 

 

O inimigo oculto

“Açúcar? Não, eu não consumo açúcar!”, ouve-se constantemente! Porém, desengane-se! Um facto é que o açúcar é omnipresente e consome-se diariamente! E, talvez seja essa essa a razão para que não consiga perder peso…

O açúcar está camuflado de diversas formas, está escondido em diversos alimentos: bolos, bolachas, chocolates, molhos, pão, produtos industrializados, iogurte, fruta, compotas, refrigerantes, sumos, etc… Até para os apreciadores de salgados o açúcar marca presença: batatas fritas, alimentos pré-confecionados, salgadinhos embalados, fiambre, produtos enlatados (atum, salsichas, etc).

Um facto é que “açúcar” é o termo usado para denominar alguns hidratos de carbono que se ingere, responsáveis essencialmente pelo fornecimento de energia. Sendo que existem hidratos de carbono simples (que são rapidamente absorvidos pelo organismo, pois são constituídos por uma ou duas moléculas, exemplo: frutose) e hidratos e carbono complexos (que são absorvidos lentamente, pois são constituídos por três ou mais constituintes, sendo a base energética da alimentação, exemplo: amido, presente na batata e cereais)

Assim, podem aparecer de várias formas e com diferentes denominações, a listar:

  • grupo dos açúcares puros: açúcar amarelo, o açúcar de cocô, de beterraba, de palma, de tâmara, o açúcar invertido, o açúcar mascavado, o açúcar turbinado, o caramelo.
  • outras formas de açúcar: mel, melaço, melaço de cana, melaço negro, malte de cevada, açúcar mascavado, adoçante à base de milho, caldo de cana desidratado, cana-de-açúcar, maltodextrina, sumo de fruta concentrado, sumo de fruta desidratado e goma-arábica.
  • xaropes: de milho, de ácer, de alfarroba, de malte, de milho rico em frutose, de milho rico em glicose, de aveia, de arroz, de sorgo, geleia de agave
  • “…ose’s”: dextrose, a frutose, a sacarose, a maltose, a galactose, a lactose, glucose, entre muitos outros.
  • açúcares álcool, isto é, os “itol’s”, há o xilitol, o eritol, o manitol e o sorbitol.

 

A atuação maléfica

Sabia que o açúcar é considerado um alimento de calorias vazias?

Ele não fornece qualquer tipo de vitaminas e/ou minerais. Apenas energia… 1g de açúcar possui 4kcal… A OMS recomenda que o consumo geral de açúcar não deve ultrapassar as 6 colheres de chá de açúcar por dia, sendo que a população portuguesa consome cinco vezes mais do que o recomendado. Daí se destaca que o problema é o consumo de açúcar em elevadas quantidades, O SEU EXCESSO!

O açúcar, uma vez que é um hidrato de carbono de absorção rápida, quando consumido é rapidamente transformado em glicose, dado que passa diretamente para a corrente sanguínea.  O corpo necessita de glicose para o seu correto funcionamento (exemplo: para a função cerebral, para respirar, bater do coração, caminhar, etc) porém, o organismo está preparado apenas para receber quantidades limitadas de energia, quando é ingerida em excesso, a energia não é gasta, armazenando-se no organismo sob a forma de massa gorda.

Esse acúmulo é responsável por uma panóplia de consequências:

  • Promove o aumento de peso e a obesidade;
  • Aumenta o risco de doenças cardiovasculares, problemas dentários (caries), problemas respiratórios, gastrointestinais, neurológicos, musculares e articulares,
  • Inibe o sistema imunitário e promove a inflamação,
  • Promove o envelhecimento precoce,
  • Aumenta o risco de depressão, baixa autoestima, ansiedade, alterações de humor.

As desvantagens do consumo excessivo de açúcar são imensas, as vantagens conhecidas até agora não são nenhumas!

O lado positivo…

Sim! É possível reduzir a quantidade de açúcar ingerida e potenciar o emagrecimento! Assim, é importante:

  • Conhecer a quantidade de açúcar que deve consumir! Atenção à quantidade de fruta consumida! Excesso de fruta acarreta excesso de frutose!
  • Dar preferência a alimentos frescos, que não sejam industrializados;
  • Dar preferência a por vegetais com índice glicémico baixo e muito baixo como aipos, cogumelos, espinafres, espargos, couve-flor, feijão-verde, alface, pepino, rúcula, agrião, rabanete, brócolos, grelos, salsa, coentros, cebola, tomate, beringela, alho, gengibre, …; (Saiba mais em: https://fit6-pt.fmworld.com/blog/indice-glicemico-e-perda-de-peso-s-616/ );
  • Dar preferência ao azeite como gordura de eleição;
  • Evitar produtos refinados: farinha branca, açúcar branco, massas, arroz e pão branco;
  • Ler e comparar os rótulos dos alimentos (descubra como em: https://fit6-pt.fmworld.com/blog/rotulos--como-escolher-alimentos-processados-s-625/ );
  • Fazer uma lista de compras;
  • Evitar ir às compras com fome: andar nos corredores de supermercado com o estômago vazio torna-se mais desafiante fazer escolhas alimentares adaptadas ao seu processo de emagrecimento;
  • Optar por confecionar sobremesas em casa em vez de comprar;
  • Praticar exercício físico, ajuda a gastar energia;
  • Evitar determinados alimentos, tais como: cereais de pequeno-almoço, bolachas, compotas, molhos, etc;
  • Dar preferência a água, águas aromatizadas, chás, tisanas sem adição de açúcar em detrimento de refrigerantes;
  • Fazer diários alimentares: torna-se mais fácil ter consciência do açúcar que se ingere (saiba mais em https://fit6-pt.fmworld.com/blog/a-importancia-de-um-diario-alimentar-s-234/ );
  • Descobrir outras ocupações que proporcionem prazer: ler, caminhar, meditar, escrever, entre outros.

Adoce a sua vida com alimentos saudáveis! Com o programa FIT6 seja doce com o seu corpo de sonho!