Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Como acabar com a prisão de ventre?

28 de junho de 2021
Udostępnij
Como acabar com a prisão de ventre?

Inchaço abdominal… Cólicas…. Mau estar… Dores abdominais…

A obstipação e a prisão de ventre têm consequências a nível físico, mas também emocional: a autoestima desce, o mau humor, a irritabilidade e a falta de paciência aumentam… Isto acontece porque os intestinos são considerados como o segundo cérebro! Os intestinos são povoados por triliões de microrganismos que têm diversas funções, tais como: contribuir para a imunidade, ajudar no metabolismo do organismo, produção de hormonas, interação com o sistema nervoso central, ajuda no processo digestivo, absorção de nutrientes essenciais e excreção de substâncias prejudiciais, entre outros…

Mas, com o stress constante em que se vive atualmente aliada com a alimentação pobre em fibra, fatores genéticos, sedentarismo e maus hábitos podem contribuir para que a obstipação e a prisão de ventre sejam uma constante na vida de milhões de pessoas…

Com o início do Programa Fit6 muitas pessoas se queixam do aumento da prisão de ventre. Tal acontece uma vez que a dieta indicada no programa, representa para muitos, uma mudança alimentar grande. O organismo precisa de se adaptar. Além disso, a dieta em si, tem alguma redução de fibra solúvel. A fibra solúvel é aquela que tem a capacidade de reter água e tornar as fezes macias para serem excretadas mais facilmente.

Para combater a prisão de ventre e a obstipação recomenda-se:

  • A ingestão diária da aveia, fruta, frutos secos e as sementes, diariamente como recomendado no Programa Fit6;
  • O consumo de 1.5 a 2 litros de água;
  • O consumo de chás com efeito laxante, desde que não tenham açúcar (nos seus ingredientes não deve conter nenhum extrato de fruta) na composição (por exemplo: diese-sem barriga ou outro semelhante), podendo consumir 1 copo ou uma chávena antes de deitar.
  • Utilização diária de psyllium e o côco desidratado, nas quantidades previstas o programa;
  • A adição de um probiótico pode ser benéfica, tal como o PROBIOTIC GUMMIES disponível em: https://pt.fmworld.com/pt/products/nutricode-probiotic-gummies-5707/;
  • Pode recorrer a laxantes desde que não contenham açúcar na sua constituição, em caso de necessidade extrema;
  • Sono em quantidade e qualidade;
  • Aumento da variedade de hortícolas ingeridas ao longo do dia;
  • Varie a peça de fruta consumida diariamente;
  • Pequenas massagens abdominais, na zona junto ao umbigo, com ligeira pressão, em movimentos circulares de forma a estimular o natural funcionamento do intestino;
  • A adoção diária de pequenas caminhadas.

Com estas dicas, tenha uma sensação de leveza e barriga plana!

Sinta-se bem com o Programa Fit6!