Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Dia Mundial da Obesidade

4 de março de 2021
Udostępnij
Dia Mundial da Obesidade

Dia 4 de Março assinala-se uma data importante a nível Mundial!

4 de Março foi o dia escolhido para se celebrar o Dia Mundial da Obesidade! Em todo o mundo estima-se que cerca de 800 milhões de pessoas possuem obesidade.

Mas, afinal o que é a obesidade?

A obesidade é definida de uma maneira simplificada e genérica como o acúmulo excessivo de gordura corporal. Muitas vezes utiliza-se o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), recorrendo corresponde à fórmula matemática  e comparando com a categorização:

Categorias de Índice de Massa Corporal (IMC)

Estado Nutricional

Valor IMC (kg/m2)

Baixo Peso

< 18.5

Peso Normal

18.5 – 24.9

Excesso de Peso

25 – 29.9

Obesidade

> 30

Obesidade Grau I

Obesidade Grau II

Obesidade Grau III

30 – 34.9

35 – 39.9

> 40

 

Porém, é extremamente ter em atenção que o valor medido é o peso geral, contabilizando não só a massa gorda, mas também a massa muscular, o peso em ossos, o peso dos órgãos, entre outras, podendo não ser a medida mais adequada para a medição da massa gorda.

Sabia que as pessoas que possuem obesidade possuem até duas vezes mais probabilidades de ser hospitalizadas em caso de teste positivo para a Covid-19?

Mas, a epidemia da obesidade vê-se a olho nu… As pessoas que vivem com obesidade apresentam marcas externas no corpo e, acima de tudo, marcas internas…

Sabia que as consequências da obesidade podem ter um custo económico em saúde que pode ultrapassar 1 trilião de euros em 2025?

Em Portugal cerca de 10% da despesa total em saúde é direcionada para o tratamento de doenças relacionadas com a obesidade e o excesso de peso e 7 em cada 10 pessoas sofre de obesidade…

Sabia que até 2030 prevê-se o aumento em 60% de obesidade infantil?

Os números podem chegar aos 250 milhões de crianças e jovens com obesidade…

Os números são assustadores… Os dados são aterradores e alarmantes!

A obesidade representa um dos principais problemas de saúde publica a nível mundial. As consequências desta epidemia ultrapassam gerações, aumenta o risco de se contrair inúmeras doenças (entre as quais: hipertensão arterial, diversos tipos de cancro, diabetes, alguns tipos de cancro, dislipidemia, doença coronária, problemas respiratórios, maiores problemas de depressão, entre muitos outros); aumenta a morbilidade e mortalidade e apresenta consequências a nível económico.

Trata-se de uma doença de origem multifatorial: desde comportamento alimentar alterado e desordenado, a fatores genéticos, hormonais, endócrinos, hipotalâmicos, metabólicos… e as suas mais variadas interações! Devido à sua complexidade envolve mais do que o peso da pessoa, impacta drasticamente saúde e bem-estar, a sua autoestima, a forma como se relaciona consigo e com as pessoas ao redor, a produtividade, a criatividade, a sexualidade, o humor e estados emocionais…

Para travar esta epidemia é importante apostar na prevenção e no seu combate!

O Programa Fit6 dá uma importante ajuda! Associa alimentação natural com suplementos alimentares da gama Nutricode… A sua eficácia está comprovada: num estudo envolvendo 400 participantes do Programa Fit6 escolhidos aleatoriamente comprovou que, em média, numa semana se perde 1,25 kg, com a ausência do efeito ioiô! Desde o lançamento do Programa Fit6 já entraram para o Programa Milhares de pessoas! Só no ano 2020 entraram para o Programa Fit6 44 753 novas pessoas correspondendo a mais de 450 toneladas de peso perdido! Porém, estes resultados ainda são uma pequena gota na imensidão do Oceano e na quantidade de pessoas que sobre de obesidade!

Torna-se cada vez mais importante a união, o trabalho em conjunto para travar esta epidemia “por vidas, mais saudáveis e mais longas para todos!”

Todos nós conhecemos alguém que possui obesidade… é uma doença real e visível! Todos os corpos necessitam de todos nós, de todo o apoio… Se você é uma pessoa que possui obesidade queremos que saiba que não está só! Tem o nosso apoio e pode contar com o Programa Fit6!

É uma pessoa que vive ou viveu com obesidade?

Conhece alguém que vive com esta patologia?

Partilhe connosco a sua história!