Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Tudo ou nada! Da restrição à compulsão alimentar!

16 de setembro de 2020
Udostępnij
Tudo ou nada! Da restrição à compulsão alimentar!

“Amanha começo a dieta!”

“Perdido por cem, perdido por mil!”

São expressões que muitas vezes se ouvem para quem deseja perder peso!

Mas, porque custa tanto iniciar uma dieta?

Porque se deixa sempre esse passo para “amanhã” que teima em chegar? 

Normalmente, a palavra “dieta” está associada a restrição alimentar, ao ato de passar fome… Porém, o termo dieta deriva do grego díaita, que significa: dieta; regime alimentar. Definida como o regime alimentar que satisfaz as necessidades individuais de cada pessoa. Regime esse que pode resultar numa restrição no consumo de certos alimentos e/ou na redução da quantidade com o objetivo de perda de peso ou por questões de saúde. O termo dieta foi mais popularizado em âmbito hospitalar no qual as refeições são pouco temperadas, pobres em gordura, baixas calorias e de fácil digestão.

Muitas pessoas quando iniciam um programa de perda de peso trazem o conceito de dieta como se fosse algo doloroso, penoso, sem sabor… Que para perder aqueles quilinhos extra se tem de passar fome…. Mas, será mesmo assim?

Ora vejamos:

O organismo humano é uma máquina perfeita! Ele sabe o que é melhor para cada um! Assim, ele vai tender sempre a compensar aquilo que o privamos.

Tente ficar 60 segundos sem respira… 1, 2, 3,… 55… 60!

Após esse tempo de restrição do ar, o seu organismo vai estar “carente” pelo que vai fazer com que ao início a respiração fique ofegante. Quando os níveis de oxigénio voltam a equilibrar, a respiração retoma o ritmo normal.

Com a alimentação é exatamente igual!

Passar dias, semanas, meses com restrição alimentar, leva a que o seu organismo fique “carente” e, que mais cedo ou mais tarde entre em estado compensatório, o famoso “perdido por cem, perdido por mil!”. E, lá se vão aqueles quilos que tanto lhe custaram perder… Pior, ainda há a possibilidade de virem uns quilinhos extra…

Longos períodos de restrição alimentar começam a trazer consequências:

  • Diminuição do metabolismo,
  • Redução da energia,
  • A fome passa a ser uma constante;
  • Maior irritabilidade e mau humor;
  • Obsessão pela comida.

E, mais tarde ou mais cedo, sem se dar conta está a comer de tal maneira que nem tempo tem para respirar, acaba por engolir a comida, perde o controlo de o que e o quanto come…

Tal como quando se priva o organismo de ar, chega a um ponto em que necessita de oxigénio, de igual modo também necessita de alimentos!

Não é fraqueza, não é falta de motivação é sim instinto de proteção!

O organismo ao necessitar de energia, faz com que o cérebro ative pensamentos e desejos por determinados alimentos. Alimentos esses que por norma apresentam um elevado teor calórico e grande quantidade de açúcar pois são alimentos que rapidamente repõe as reservas de energia.

Já viu algum carro andar sem algum tipo de combustível? O nosso organismo também precisa de “combustível” para funcionar corretamente… Combustível que só obtém através do consumo de alimentos. Dietas muito restritas podem não fornecer o combustível necessário e, mais tarde ou mais cedo… O organismo reclama e exige energia…

Após esse(s) episódio(s) de compulsão alimentar, do “perdido por cem perdido por mil” surgem sentimentos de culpa, de fracasso, e, novamente “amanhã começo a dieta!”, e tudo novamente…. Um ciclo que ansiedade frustração e, acima de tudo de má relação com a comida e, assim surge o efeito iô-iô!

STOP: vamos parar o ciclo! Viva ao equilíbrio!

Sim, é possível começar a se relacionar melhor com a alimentação. Manter-se no equilíbrio e assim conseguir resultados duradouros (saiba mais em: https://fit6-pt.fmworld.com/blog/motivaco--alimentaco--resultados-duradouros-s-776/)!

Assim, é importante:

  • Paciência e persistência! Os hábitos não se mudam de um dia para a noite, também não adormeceu com o seu peso de sonho e acordou com peso a mais do que desejava;
  • Fome emocional! Aprenda a ouvir o seu corpo e tente perceber se é fome física ou emocional o que sente (saiba mais em https://fit6-pt.fmworld.com/blog/fome-emocional-s-676/);
  • Alimentos naturais! Dê preferência a alimentos naturais, o seu organismo agradece (saiba mais em:https://fit6-pt.fmworld.com/blog/rotulos--como-escolher-alimentos-processados-s-625/);
  • Mastigar bem os alimentos. O mundo não vai acabar amanhã, saborear cada momento, cada alimento, cada refeição! Experimente pousar os talhares, fechar os olhos e apenas se centrar por segundos na textura, no sabor, no prazer daquele alimento/refeição;
  • Refeições! Não salte nenhuma refeição! Não passe mais de 3h sem se alimentar! O importante é não ter fome em nenhuma altura do dia! Ter fome é sinal que o organismo já está desesperado à procura de energia…. Manter as várias refeições ao longo do dia facilita o controlo da fome, evita episódios de compulsão alimentar e ajuda na perda de peso;
  • Água! A hidratação é essencial para a perda de peso;
  • Evite rotinas! Dê cor e sabor ao prato. Não necessita ser sempre cozidos e grelhados! Dê asas á imaginação e alimente-se com prazer!
  • Programa Fit6! Desenhado para que haja um constante aporte de energia e, em cada etapa sempre novidades alimentares, para que não caia na rotina, para que o seu organismo não fique “carente”! Ativa constantemente o seu metabolismo para que a perda de peso seja continua e duradoura!

 Não deixe para amanhã a mudança que pode fazer hoje!

Inicie já o programa FIT6!

Obtenha equilíbrio alimentar!