Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Obesidade desnutrida: urgente a perda de peso e alimentação!

15 de setembro de 2022
Udostępnij
Obesidade desnutrida: urgente a perda de peso e alimentação!

Quando se fala em obesidade e excesso de peso logo se associa a corpos volumosos, onde a massa gorda é predominante bem como associada a uma série de doenças, entre as quais: Diabetes, apneia do sono, hipertensão, problemas cardiovasculares, músculo articulares, psicológicos, neurológicos, entre muitos outros… (saiba mais em https://fit6-pt.fmworld.com/blog/obesidade--e-urgente-tratar-s-112/)

Quando se fala em desnutrição logo se associa a corpos escanzelados, normalmente conhecidos como “pele e osso”, magreza extrema, onde reina o estado de inanição e fraqueza.

Se antes obesidade era a consequência de erros alimentares e do sedentarismo e a desnutrição era a consequência de quem possuía alguma doença, como cancro, atualmente sabe-se que são duas doenças que podem coexistir na mesma pessoa!

Sabia que pessoas com obesidade e excesso de peso podem estar desnutridas?

Desnutrição vai muito para além de corpos magros!

Desnutrição vai muito para além de não ter acesso a alimentos em quantidade suficiente!

Desnutrição integra também o desequilíbrio entre a ingestão e a absorção de nutrientes e micronutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo. Isto é, o consumo excessivo de alimentos não implica que a pessoa esteja bem alimentada! Na grande maioria das vezes os alimentos consumidos são ricos em calorias originárias essencialmente de gordura e açúcar (saiba mais https://fit6-pt.fmworld.com/blog/acucar-o-doce-inimigo-venenoso-s-794/)  mas pobres em nutrientes (vitaminas, minerais, fibra, proteína) que são essenciais ao bom e correto funcionamento do organismo.

Importa salientar que as calorias não são todas iguais (saiba mais em: https://fit6-pt.fmworld.com/blog/as-calorias-no-so-todas-iguais-s-519/): consumir 100kcal provenientes de bolachas não é o mesmo que consumir 100kcal provenientes de fruta ou vegetais.

Uma pessoa com obesidade e excesso de peso que apresente uma alimentação pobre em nutrientes torna-se mais suscetível de possuir doenças, uma vez que o funcionamento correto de todo o organismo fica comprometido e existe o enfraquecimento do sistema imunitário, bem como alterações de humor, cansaço frequente e o aumento da prisão de ventre (obstipação).

 

Obesidade Desnutrida:

Podem ser variados os fatores que promovem o aumento da obesidade que poderá desencadear a desnutrição. Entre os quais podem-se salientar:

  • Falta de acesso e/ou consumo de alimentos com elevado poder nutritivo;
  • Elevado consumo de alimentos processados que são ricos em açúcar, gordura, sódio e calorias, como pizzas, fast food, farinhas refinadas, bolachas, refrigerantes;
  • Baixa ingestão de água;
  • Reduzido consumo de frutas e hortícolas;
  • Maior praticidade de alimentos industrializados: é mais fácil e prático colocar uma lasanha pré-confecionada no forno do que cozinhar algo que necessite de mais tempo e disponibilidade para a confeção.

Urgente a perda de peso e a alimentação:

Estudos apontam que a deficiência e/ou carência de vitaminas, minerais, fibra e ácidos gordos essenciais dificultam o processo de perda de peso e bem como favorece o acúmulo de gordura corporal.

Nesta linha de pensamento é urgente a perda de peso e adotar uma alimentação rica em nutrientes essenciais para o correto funcionamento do organismo. Assim, salienta-se a importância:

 

  • Abolir o consumo de produtos embalados e industrializados, tais como fast food, pizzas, bolachas, refrigerantes, molhos, pastéis, entre outros (produtos que se encontram na lista de “proibidos” no Programa Fit6);

 

 

  • Não passar mais de 3h/3h30min sem se alimentar, o que ajuda o controlo da fome, sendo mais fácil resistir a tentações;

 

  • Variar o mais possível os legumes, fruta, carne/peixe consumidos uma vez que cada alimento fornece nutrientes diferentes, quanto maior diversidade alimentar maior e diversificado é o aporte de nutrientes;

 

 

 

 

O consumo de aveia torna-se essencial devido aos seus inúmeros benefícios e constituintes entre os quais: o aumento da saciedade e a regulação do trânsito intestinal devido a sua riqueza em fibra (https://fit6-pt.fmworld.com/blog/aveia-porque-razo-devemos-consumir-diariamente--s-578/).
Pode-se optar por recorrer a suplementação rica em probióticos de modo a manter a flora intestinal saudável, a nossa sugestão: PROBIOTIC GUMMIES, pode adquirir em: https://pt.fmworld.com/pt/products/nutricode-probiotic-gummies-5707/);

 

 

  • Recorrer a suplementos vitamínicos e minerais. A correria do dia-a-dia, a poluição, o stress, a produção em grande escala de alimentos pode acarretar uma diminuição de vitaminas e minerais, pelo que a suplementação de torna uma forte aliada para colmatar carências.
    Pode encontrar uma vasta gama de suplementos vitamínicos e minerais em https://pt.fmworld.com/pt/products/nutricode-4715/page-1/, para cada caso um suplemento adequado consoante as suas necessidades individuais;

 

  • Ame-se! Cuide de si! Porque afinal alimentar-se também é um ato de amor! Acima de tudo amor próprio!

 

Programa Fit6 sempre consigo!

O nosso objetivo: a “obesidade” de amor próprio, a “desnutrição” de qualidade de vida!